Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    I Simpósio Brasileiro Contra Impunidade reúne expressivo público em Brasília

    Representantes do Ministério Público de todo o país participaram hoje, 24 de abril, do I Simpósio Brasil Contra a Impunidade realizado no auditório do Ministério do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O evento é um ato público para discutir a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, conhecida como PEC da Impunidade, que tem como objetivo retirar os poderes de investigação do Ministério Público e de outras instituições, como os Tribunais de Contas, a Receita Federal, o Banco Central e o Ibama. A Proposta já foi aprovada por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e agora será submetida ao Plenário da Casa antes de seguir para o Senado.

    Participaram do evento, membros do Ministério Público e representantes de outras entidades e instituições. A mobilização nacional é promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), em parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação do Minsitério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPT).

    Participaram do debate, mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, o ministro Ayres Brito, o professor Lênio Streck, o deputado Alessandro Molon e o senador Randolfe Rodrigues. Todos eles foram taxativos ao definir a PEC 37 como um retrocesso para a democracia brasileira. O presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, declarou que o Ministério Público vive um momento histórico com a união de forças contra a PEC 37 e declarou a importância de uma postura propositiva, e não apenas reativa.

    Mobilização

    O momento mais aguardado da programação foi a mobilização no Congresso Nacional para a entrega, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de um abaixo-assinado, da "Carta de Brasília", de um balanço das mobilizações realizadas pelos Ministérios Públicos em todo o país e, ainda, de uma publicação contendo as experiências investigativas exitosas que foram conduzidas pelos promotores de Justiça. Foram entregues mais de 500 mil assinaturas físicas e mais de 200 mil assinaturas virtuais contrárias à aprovação da PEC 37.

    Centenas de pessoas subiram a rampa do Congresso entoando o Hino Nacional. Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, já é possível perceber que a mobilização surtiu efeito pois o presidente da Câmara dos Deputados anunciou, ao receber os documentos da campanha, que o mês de maio será dedicado a negociações sobre a PEC 37 e que, em junho, a proposta será votada.

    Fotos: Paula Souto/MPMG

    Informações: www.cnpg.org.br

    • Publicações3784
    • Seguidores329061
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/i-simposio-brasileiro-contra-impunidade-reune-expressivo-publico-em-brasilia/100481187

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)