Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saiba como reutilizar bandejas de isopor

    Decore frascos de cozinha reutilizando bandejas de isopor. (Imagem:feflafi.blogspot.com)

    O isopor está presente em diversos lugares, desde embalagens, até a construção civil passando pela alimentação, quando servem para armazenar frios ou carnes comprados no mercado ou padaria.

    Sua composição tem grande impacto ambiental. O poliestireno, mais conhecido como isopor (na sua forma expandida), é um material normalmente derivado do petróleo. O isopor também é um material pouco aproveitado pela indústria da reciclagem, resultando assim em uma quantidade grande de descartes. Muitas cidades têm problemas com este tipo de material, pois seu processo de decomposição é muito lento, ocupando assim muito espaço nos aterros sanitários, saturando-os, diminuindo sua área útil e poluindo o solo.

    Para resolver, pelo menos, parte deste problema uma estratégia é o reaproveitamento e o isopor pode ser bastante usado em trabalhos manuais e artesanatos, como comprovado pela dica abaixo.

    Materiais:

    Guardanapo de papel, bandeja de isopor, cola para decupagem, pincel, cola tridimencional e silicone.

    Método:

    Recorte o guardanapo estampado do jeito que preferir. Se a intenção é criar uma espécie de azulejo, corte no formato quadricular. Se quiser aproveitar somente a estampa do guardanapo, corte-o contornando o desenho. Feito isso, tire a parte de trás do guardanapo, que geralmente é feito em folha dupla. Corte as bordas da bandeja e cole a figura com cola de decupagem. Esse processo tem que ser feito lentamente para que o papel fique bem aderido ao isopor. Espere secar por 30 minutos.

    Depois de seco, passe a cola tridimensional. A colagem será realizada com o próprio tubo, sem auxílio do pincel. Espalhe bem até cobrir toda a peça e espere secar por 72 horas, isso dará maior durabilidade. Ao final, ficará com aspecto vitrificado, como um azulejo que poderá ser colado a uma superfície de vidro, como potes de cozinha, usando silicone; para decorá-los.

    Essa dica foi dada por Zilah Rodrigues para o Mundo Fox. Para assistir o vídeo com o passo a passo, acesse o site.

    • Publicações3784
    • Seguidores329061
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1068
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-como-reutilizar-bandejas-de-isopor/2665588

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)