Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Unesp lança portal com mapa de direção dos ventos

    Os ventos podem influenciar diretamente a irrigação e também a aplicação dos defensivos agrícolas.

    O mapa de direção dos ventos, lançado neste mês no portal do clima da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), deve servir como ferramenta para que os agricultores minimizem os danos ambientais causados pelos agrotóxicos.

    Através da tecnologia que mede os ventos nas oito estações agrometeorológica do noroeste paulista, os produtores poderão verificar pela internet as condição climáticas completas e atualizadas a cada cinco minutos. A página irá disponibilizar todos os detalhes sobre os ventos, visualizados em um mapa, para facilitar a compreensão e melhorar a eficiência das informações.

    Os ventos podem influenciar diretamente a irrigação e também a aplicação dos defensivos agrícolas, conforme explicado por Fernando Hernandez, professor de Irrigação e Drenagem da Unesp - Ilha Solteira, em declaração ao Estadão. Tanto a aplicação de defensivos quanto a irrigação são desaconselháveis com ventos a partir dessa velocidade [7,2 km/h moderado], pois as gotas acabam sendo espalhadas.

    O professor Ulisses Rocha Antuniassi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp em Botucatu, garante que o mapa dos ventos é importante para evitar que as condições climáticas adversas influenciem negativamente os processos de aplicações aéreas. O conteúdo disponibilizado no portal deve auxiliar, principalmente, os profissionais envolvidos com trabalhos agrícolas em áreas as quais não tem muita familiaridade.

    Existem condições específicas para as aplicações dos defensivos nas lavouras, em geral, o recomendado é que os ventos estejam entre velocidade que varia de três a dez quilômetros por hora. O vento leva as gotas para muito longe. Aí acontecem acidentes, como a aplicação de inseticidas em lavouras próximas a apiários ou criações de bicho-da-seda, matando insetos, ou mesmo o depósito dessas substâncias em áreas de proteção e em cursos dágua, finalizou Antuniassi.

    • Publicações3784
    • Seguidores329060
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unesp-lanca-portal-com-mapa-de-direcao-dos-ventos/2987295

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)