Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeitura de Goianira é acionada para regularizar disposição de resíduos

    A promotora de Justiça Renata de Matos Lacerda propôs ação civil pública ambiental contra a prefeitura de Goianira, que não dispõe de uma gestão adequada para os resíduos sólidos gerados no município. Desta forma, requereu liminarmente que a administração não disponha mais o lixo coletado a céu aberto, sem observar a legislação, devendo colocar profissional habilitado para acompanhar essa disposição.

    Pediu também o recolhimento do lixo hospitalar em veículo adequado e transporte para local apropriado e com vigilância, bem como a orientação técnica para eventuais movimentação de terra, a contenção vegetal e drenagem da área, o recolhimento seletivo do lixo nas casas e, por fim, que seja permitida a reciclagem dos resíduos pelos catadores cadastrados no órgão municipal, antes de seu depósito nas trincheiras.

    No mérito, a promotora quer que o município inicie o processo de licenciamento do local de destinação final dos resíduos na Secima, de acordo com as exigências ambientais dispostas em lei; a apresentação e execução do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; apresentação de documentos que comprovem a destinação final dos resíduos de serviço de saúde. Deverão ser apresentados e implementados no município os projetos dos serviços de limpeza e coleta seletiva dos resíduos sólidos e de educação ambiental.

    Renata de Matos Lacerda requereu a imposição de multa diária no valor de R$ 1 mil, pelo descumprimento das obrigações impostas na liminar e na sentença, a recair sobre as pessoas físicas dos administradores ou servidores públicos responsáveis.

    • Publicações3784
    • Seguidores329068
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-de-goianira-e-acionada-para-regularizar-disposicao-de-residuos/377229011

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)