Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DF - Projeto é mostrar ligação existente entre biodiversidade, alimentação e nutrição.

    O uso de produtos originários da biodiversidade para alimentação e nutrição humana será discutido nesta sexta-feira (08/02) na primeira reunião do Comitê Nacional de Coordenação do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem Estar Humano, também conhecido como Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN, sigla em inglês). O encontro acontece de 9 às 18 horas na sala de reuniões do 1º andar do Ministério do Meio Ambiente, unidade da 505 Norte, em Brasília.

    O objetivo do projeto é mostrar a ligação existente entre a biodiversidade, a alimentação e a nutrição. Para isso, está previsto o desenvolvimento de atividades em âmbito nacional, envolvendo parcerias com uma série de iniciativas do governo federal: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB), além da ação voltada ao Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Pró-Orgânico).

    HISTÓRICO

    O desafio de assegurar ao ser humano uma alimentação adequada e saudável, sem comprometer a sustentabilidade do planeta, vem sendo discutida em todo o mundo desde 2006, quando o projeto foi criado nos Estados Unidos. A ação é coordenada pelo Bioversity International (Instituto Internacional de Recursos Genéticos Vegetais - IPGRI, sigla em inglês), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

    Para promover as ações de desenvolvimento na área estudada pelo projeto - Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, Bioversity International e PNUMA decidiram convidar alguns países para integrarem a ação. Dessa forma, hoje fazem parte da iniciativa Brasil, Quênia, Sri Lanka e Turquia. O objetivo é promover a conservação e a promoção do uso sustentável da biodiversidade em programas que contribuam para melhorar a segurança alimentar e a nutrição humana, além de valorizar a importância alimentícia e nutricional das espécies relacionadas à biodiversidade agrícola e resgatar o valor cultural desempenhado no passado por muitas dessas espécies.

    INTEGRANTES

    Fazem parte do comitê nacional do projeto, responsável pela coordenação geral das ações, representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde e Educação. Além do apoio de instituições de ensino superior, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Federação Nacional dos Nutricionistas. As prioridades do comitê são identificar as necessidades do projeto e a discussão do orçamento e do plano de trabalho anual.

    Como parte das atividades, será discutida a instalação do Comitê Nacional de Coordenação do Projeto e elaboração participativa do plano operacional do projeto. Serão apresentados os objetivos e histórico do projeto, papel de cada parceiro e da dinâmica que será utilizada para definição do plano operacional. Também será apresentado o orçamento previsto para execução do projeto e qual dinâmica será usada para a definição do plano operacional. Ao término, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) fará uma breve apresentação sobre a gestão do projeto.

    • Publicações3784
    • Seguidores329063
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/df-projeto-e-mostrar-ligacao-existente-entre-biodiversidade-alimentacao-e-nutricao/100335409

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)