Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Urbanização ameaça áreas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro

    Com base em imagens de satélite, é possível constatar a urbanização acelerada da Zona Oeste do Rio de Janeiro nas três últimas décadas. A região que mais tem sofrido alterações é justamente onde estão concentradas as principais áreas remanescentes de Mata Atlântica da cidade, conforme mapa detalhado da cobertura vegetal apresentado em 2011 pela Prefeitura do Rio de Janeiro (clique para baixar uma cópia do documento em PDF). Há hoje apenas 9 bairros com mais de 50% de cobertura de Mata Atlântica, dos quais 7 estão na Zona Oeste.

    No mapa abaixo, disponibilizado pelo Google Earth Engine, as alterações que a cidade sofreu de 1984 a 2012 ficam visíveis. Enquanto na Zona Sul, já saturada, poucas mudanças acontecem, em bairros como Jacarepaguá dá para ver as áreas verdes sendo substituídas por aslfato e construções (clique no campo de busca para ver alterações no período em outras regiões do planeta).

    O mapa de cobertura vegetal da cidade também pode ser acessado pelo sistema Sigfloresta (é necessário instalar o programa Silverlight para ver), que traz informações detalhadas sobre o tipo de vegetação e as áreas em que se concentram as principais reservas. As informações são de 2010 e 2011, mas o mapa encontra-se relativamente atualizado. As imagens de satélite, porém, indicam que são necessárias políticas públicas específicas para regular e conter o avanço da urbanização sobre áreas de vegetação natural remanescentes.

    Mapa das árvores do Rio de Janeiro

    Onde estão as áreas com cobertura vegetal da cidade

    A maior parte da vegetação hoje existente no Rio de Janeiro encontra-se em áreas urbanas ou em que houve ação do homem (áreas antropizadas).

    A vegetação original de Mata Atlântica resiste principalmente na Zona Oeste, justamente a área que está sendo mais afetada pela expansão da cidade.

    E há também outros tipos de vegetação, como a existente em praias e em áreas de reflorestamento.

    Onde estão?

    66,4%

    áreas urbanas

    28,9%

    áreas de Mata Atlântica

    4,7%

    outros

    As dez principais áreas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro são:

    Florestas do Gericinó-Mendanha

    Florestas da Tijuca

    Florestas da Pedra Branca

    Campos de Sernambetiba

    Restinga da Marambaia

    Parque Natural Municipal de Grumari

    Parque Natural Municipal da Prainha

    Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba

    Área de Proteção Ambiental das Brisas

    Área de Proteção Ambiental das Tabebuias

    Mata Atlântica

    Guaratiba, com 6.967 hectares

    Jacarepagua, com 4.720 hectares

    Campo Grande, com 3.143 hectares

    • Publicações3784
    • Seguidores329072
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1070
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/urbanizacao-ameaca-areas-de-mata-atlantica-do-rio-de-janeiro/100524770

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)