Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisadores encontram resíduos plásticos no Ártico

    A contaminação descoberta no hemisfério norte se repete em outras dez localidades por onde a embarcação do Greenpeace já coletou amostras. | Imagem: Agostino Loffredi / Il Jornal

    A oceanógrafa inglesa Clare Miller, do Greenpeace, encontrou plástico nas águas do ártico, em uma das áreas mais remotas do hemisfério norte. O resultado do estudo gera uma preocupação, pois essas águas são consideradas limpas.

    Ninguém sabia o que encontraríamos. O local onde lançamos a rede é uma região selvagem, sem nenhum assentamento humano por perto, declarou a especialista ao repórter Claudio Angelo, do jornal Folha de S. Paulo.

    As amostras coletadas ainda serão analisadas em laboratório, mas o que se sabe é que os resquícios encontrados junta às algas e plânctons, são plásticos e nylon, que já foram muito degradados pelo sol.

    Uma possível explicação para essa poluição é o fato de que as correntes marítimas que banham outros locais, como a Europa, acabam sendo levadas para o Ártico e com elas vão os resíduos.

    A contaminação descoberta no hemisfério norte se repete em outras dez localidades por onde a embarcação do Greenpeace já coletou amostras. O pior resultado é o do Pacífico, com uma área próxima a 15 milhões de metros quadrados, repletos de lixo.

    Este problema afeta, não só a qualidade da água, mas também prejudica os animais, que acabam ingerindo os resíduos. Uma pesquisa feita em 2008 pela Fundação de Pesquisa Marinha Algalita e pelo Projeto de Pesquisas das Águas Costeiras da Califórnia, concluiu que 35% dos peixes estudados, coletados na costa americana, possuíam pedaços de plástico em seu organismo. Com informações da Folha.

    • Publicações3784
    • Seguidores329061
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisadores-encontram-residuos-plasticos-no-artico/2830123

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)