Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aumenta risco de extinção de 95 espécies de aves da Amazônia

    O João-de-barba-grisalha ( Synallaxis kollari), está classificado como uma das espécies de maior risco de extinção l Foto: Ver as Aves

    O risco de extinção de certas espécies de aves aumentou. Na última quarta-feira (6), a informação foi divulgada pela da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

    As aves mais ameaçadas são as que habitam a Amazônia. De acordo com o documento, o risco aumentou "substancialmente" para cerca de uma centena de espécies nesta região. A Lista Vermelha classifica-as em nove categorias, de acordo com o nível.

    Destas nove, as classificações: "Não avaliado" e "Dados insuficientes" registram as espécies em que não há muitas informações. Os outros sete grupos são: preocupação menor, quase ameaçada, vulnerável, em perigo, em perigo crítico, extinta em estado silvestre e extinta.

    O documento destacou o Chororó-do-rio-branco ( Cercomacra carbonaria ), que antes estava classificada como quase ameaçada e o João-de-barba-grisalha ( Synallaxis kollari), que estava em perigo. Ambos, nesta atualização, estão em categorias de maior risco.

    Subestimamos o risco de extinção de muitas das espécies de aves da Amazônia, afirmou o diretor de Ciência, Política e Informação da ONG BirdLife, Leon Bennun. Para ele, a aprovação do novo Código Florestal tende a piorar esta situação.

    Ao todo, 95 espécies das Américas subiram de categorias para risco maior, entre elas: o Mergulhão-de-touca ( Podiceps gallardoi), a Tesourinha-da-mata ( Phibalura flavirostris ), Pato-de-cauda-afilada ( Clangula hyemalis ), o Pato-fusco ( Melanitta fusca ).

    Apesar da situação alarmante, a Lista Vermelha apontou algumas espécies que melhoraram suas posições. Como o pássaro Formigueiro-do- litoral ( Formicivora littoralis ), que estava em de "em perigo crítico" e agora está em uma categoria de menor risco.

    O relatório da UICN acredita que o futuro do Formigueiro-do-litoral é mais seguro, pois a área em que ele vive, há pouco tempo, foi declarada protegida. Com informações do Estadão .

    • Publicações3784
    • Seguidores329061
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aumenta-risco-de-extincao-de-95-especies-de-aves-da-amazonia/3145726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)