Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotor do MPDFT representa ABRAMPA na inauguração do aterro sanitário de Brasília

    O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do Distrito Federal e Territórios,Roberto Carlos Batista, representou a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) na inauguração do aterro sanitário de Brasília, localizado em Samambaia. O evento ocorreu em janeiro e, depois de mais de 10 anos, responde a uma busca da 1ª Promotoria por meio de ação civil pública.

    “A abertura do aterro representa apenas um dos pontos da sentença da ação civil pública que condenou o Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana ao fechamento do lixão da Estrutural, em 2007, antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos. As outras providências são interromper a deposição de resíduos no lixão, promover seu fechamento e a recuperação ambiental da área. Vamos continuar acompanhando e cobrando o cumprimento, pelo governo, da decisão judicial", explica o promotor Roberto Batista.

    O aterro local deverá receber apenas rejeitos, que são materiais inservíveis para reciclagem ou reutilização. Além do titular da 1ª Promotorio do MPDFT, esteve presente no evento a titular da 3ª Prodema, Marta Eliana de Oliveira. Ambos esperam que a destinação do local seja atendida de acordo com a Lei de Residuos Solidos (Lei nº 12.305/2010).

    A 1ª Prodema acompanha o fechamento do lixão e a inclusão socioeconômica dos catadores de recicláveis. A 3ª Prodema fiscaliza o cumprimento do licenciamento ambiental do aterro sanitário inaugurado e está atenta ao atendimento de sua finalidade.

    COMPROMISSO - Na mesma ocasião, foi assinado o documento" Compromisso por Brasília ", pelo qual, a convite do Serviço de Limpeza Urbana, cinco entidades se comprometem a atuarem de forma parceira com o Governo do Distrito Federal entre 2018 e 2027, no sentido de conceder análises e informes técnicos sobre o funcionamento do Aterro Sanitário de Brasília.

    Assinaram o documento: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), e Mulheres em Trabalhos Informais: globalizando e organizando (WIEGO).

    O documento assinala ainda três desafios importantes a partir da inauguração do aterro: garantir o funcionamento efetivo em todas as condições para que não degrade para lixão; continuidade das ações para encerramento do lixão Estrutural e possibilite sua recuperação ambiental; e a promoção da inserção dos catadores de materiais recicláveis organizados em associações e cooperativas nas atividades de coleta seletiva e triagem dos resíduos sólidos.

    *Com informações do MPDFT.

    Leia mais sobre o assunto: https://goo.gl/siyCd6

    • Publicações3784
    • Seguidores329065
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-do-mpdft-representa-abrampa-na-inauguracao-do-aterro-sanitario-de-brasilia/432014395

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)