Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IBAMA recebe membros da Diretoria da Abrampa

    O Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Promotor de Justiça Luis Fernando Cabral Barreto Júnior, acompanhado de membros da Diretoria e associados, participou, na quinta-feira, dia 06 de julho, de reunião com a Presidência e equipe técnica do IBAMA para debater sobre o “Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental”. A reunião foi realizada na Sede do IBAMA, em Brasília.

    Durante o encontro, a equipe do IBAMA apresentou a mais recente versão do PL nº 3.759/2004, fruto de debates com diversos segmentos interessados no licenciamento ambiental.

    Os integrantes da Abrampa apresentaram suas preocupações quanto a retrocessos e inconstitucionalidades do texto em discussão. Pontuaram, especialmente, as violações evidentes do art. 225, § 1º, IV da Constituição da República no tocante à exclusão expressa do dever de apresentar EIA/RIMA por atividades impactantes, as chamadas “listas negativas”. Lembraram dos precedentes do STF quanto a essa matéria. Também frisaram a inconstitucionalidade da dispensa da certidão de uso e ocupação do solo no licenciamento, por que afronta os arts. 30 e 182 § 2º da Constituição Federal. Também foram apresentados diagnósticos sobre os resultados do autolicenciamento no Estado da Bahia. A Dra. Cristina Seixas do MPBA demonstrou os prejuízos causados ao meio ambiente pela simplificação exagerada do licenciamento.

    A Abrampa acordou que enviará Nota Técnica sobre a nova versão visando contribuir para o aperfeiçoamento da legislação ambiental garantindo a celeridade sem descurar da prevenção aos danos ambientais.

    Assessoria de Comunicação Social
    Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
    Fone: (31) 3292-4365
    comunicação@abrampa.org.br
    Facebook: /abrampa.mp
    Instagram: _abrampa




    • Publicações3784
    • Seguidores329063
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações169
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibama-recebe-membros-da-diretoria-da-abrampa/476283183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)