Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CAEMA REALIZA MÓDULO DE PATRULHAMENTO RURAL A ALUNOS DO CURSO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL

    Nos dias 20 e 21/10, a CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) recebeu em sua sede no distrito de Posto da Mata, Nova Viçosa-BA, 38 alunos do Curso de Policiamento Ambiental. O curso é uma parceria da PMBA, através da CIPPA/Porto Seguro, juntamente com o Ministério Público e a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, tendo a CIPE - Mata Atlântica como executora deste módulo. Durante a jornada de 20 horas/aulas, os alunos tiveram instrução de patrulha rural, nós e amarras, acuidade visual e auditiva, técnicas e táticas de combate rural com tiro real. De acordo com o Maj PM Cléber, Comandante da CIPPA/PS, o treinamento será de grande valia para a proposta de capacitação continuada do seu efetivo e os reflexos serão sentidos pela tropa no desempenho do seu labor diário e pela sociedade civil organizada que é atendida pela atividade de policiamento ambiental.

    Destaque para a instrução utilizando a ferramenta Vídeo-simulador de Uso da Força e Decisão de Tiro, onde os alunos inicialmente são instruídos acerca dos conceitos de Uso Diferenciado da Força e Fundamentos do Tiro Policial. A metodologia aplicada na ferramenta consiste na projeção de imagens em uma tela com anteparo balístico, retratando ações e ocorrências do dia a dia do policiamento ostensivo, exigindo que o policial militar desenvolva as atitudes e comportamentos esperados dos profissionais de segurança pública frente às ações delituosas. Durante a atividade, o policial militar é estimulado a aplicar os conceitos do uso diferenciado da força nos seus diversos níveis, com foco no desenvolvimento e aprimoramento da verbalização, bem como refletir sobre o processo decisório de utilização da arma de fogo como último recurso, principalmente, com observando os princípios da proporcionalidade e moderação. Os alunos elogiaram a dinâmica empregada no treinamento, ratificando a importância da reflexão individual que a atividade proporciona, como também o realismo das imagens projetadas.

    O Comandante da CAEMA, Maj PM Pontes, afirma que a iniciativa de aplicação de novas tecnologias no treinamento policial militar tem como objetivo prestar um serviço de segurança pública de excelência ao cidadão cliente, sendo esta uma das metas estabecidas pelo Comandante Geral da Corporação no Plano Estratégico da PMBA rumo ao Bi-Centenário, que também faz parte da estratégia alçada no Plano Estadual de Segurança Pública, pelo Governo do Estado.

    Fonte: Comunicação Social CIPE/MA (CAEMA)

    Assessoria de Comunicação Social
    Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
    Fone: (31) 3292-4365
    comunicacao@abrampa.org.br
    Facebook: /abrampa.mp
    Instagram: abrampa.oficial

    • Publicações3784
    • Seguidores329065
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações512
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caema-realiza-modulo-de-patrulhamento-rural-a-alunos-do-curso-de-policiamento-ambiental/511741106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)