Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grande Ação: Oceanos Livres de Plásticos

    A parceria entre o Instituto Pólis e o Fórum da Cidadania de Santos apresentará a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a "Grande Ação Oceanos Livres de Plásticos", composta por uma série de atividades relacionadas ao enfrentamento da poluição dos mares e oceanos. Esta iniciativa está alinhada à campanha mundial “Mares Limpos” da ONU/Meio Ambiente e será a responsável por lançar oficialmente no Brasil o “Movimento Livre-se dos Plásticos” (Break Free From Plastic), movimento global construído por mais de 1000 entidades e grupos, incluindo organizações expoentes como a GAIA - Aliança Global, o Greenpeace, entre outras.

    Nos últimos 20 anos, a proliferação de produtos plásticos descartáveis e microesferas de plásticos, tornou o problema destes resíduos em ambiente marinho ainda mais grave, causando a morte de peixes e animais marinhos, contaminação, além das dificuldades de navegação e impactos ambientais. Esses fatores também refletem no desenvolvimento regional, na alimentação e nos aspectos econômicos, como pesca e turismo.

    Segundo estudos da fundação britânica Ellen MacArthur, seguindo o ritmo atual de poluição, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. A ONU recentemente designou o período entre 2021 a 2030, como a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, a fim de potencializar a coordenação e a cooperação científica internacional com o objetivo de progredir e avançar nos estudos sobre a temática.

    Diante deste cenário, é imprescindível a mobilização, a articulação e a discussão. Para tanto, elaboramos a seguinte programação.

    Programação do evento, a partir de 05 de junho (programação sujeita a alterações)

    Lançamento oficial da Grande Ação “Oceanos Livres de Plásticos”
    05 de junho, a partir das 18h30
    Local: Museu de Pesca de Santos
    (Evento reservado a convidados: autoridades, parceiros, organizadores e imprensa)

    Exposição ‘‘Oceanos Livres de Plásticos’’
    Período: de 06 de junho a 01 de julho | de quartas-feiras a domingos, entre 10h - 18h
    Mostra de Vídeos
    Período: de 06 a 10 de junho | de quarta-feira a domingo, entre 10h - 18h
    Local: Museu de Pesca | Av. Bartolomeu de Gusmão, 192

    Apresentação do Projetaço* (espetáculo audiovisual realizado em espaço público, com projeção de alta luminosidade, em uma superfície de grande dimensão)
    06 de junho, às 18h30
    Local: Área externa do Aquário Municipal de Santos | Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n

    I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos – 07 e 08 de junho

    07 de junho
    09h - Abertura | Companhia Docas do Estado de São Paulo, Instituto Pólis - Aliança Resíduo Zero Brasil, Fórum da Cidadania de Santos, Secretaria do Meio Ambiente de Santos e Universidade Santa Cecília
    10h - Contexto global da poluição por plásticos nos oceanos: campanhas e estratégias de enfrentamento – Aliança Global GAIA, ONU - Campanha Mares Limpos, Intituto Oceanográfico - USP, Instituto Ecosurf
    11h - Diagnósticos: origens e tipos de detritos nos oceanos | Instituto de Pesca Governo do Estado de São Paulo, Instituto Ecofaxina, Instituto Mar Azul
    14h - Avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho - UNIFESP, UNESP, UNISANTA, CMA-ICMBio-MMA
    16h - Iniciativas regionais: planos de ação, projetos para a conservação da vida dos oceanos - Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente, Instituto Biopesca, Instituto Gremar, Projeto Mantas do Brasil, Instituto Albatroz.

    08 de junho
    09h – Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Responsabilidades Estendida do Produtor na coleta e tratamento dos recicláveis - ASSEMAE, Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis - MNCR, Aliança Resíduo Zero Brasil
    11h30 - Experiências de Resíduo Zero e medidas para a redução da produção de plásticos - Programa Resíduo Zero da Prefeitura de São Francisco/Califórnia - EUA (online)
    14h - Práticas adotadas e soluções em perspectiva para eliminar a poluição nos
    oceanos - Instituto Argonauta, GAIA – Aliança Global e Movimento Livre-se dos Plásticos (Break Free From Plastic, online)
    16h30 - Apresentação da Carta Compromisso Oceanos Livres de Plásticos

    Local: UNISANTA | R. Cesário Mota, 8 – Bloco E, 4º andar, auditório

    Informações: 3221-2034, das 09h às 13h
    Oceanoslivresdeplasticos.eco.br
    Contato@oceanoslivresdeplasticos.eco.br

    Patrocínio: CODESP

    Apoio: Aliança Global - GAIA, Universidade Federal do Estado de São Paulo, Universidade Santa Cecília, Instituto de Pesca, Prefeitura Municipal de Santos (Secretaria do Meio Ambiente)

    Parceiros: Aliança Resíduo Zero Brasil, CMA-ICMBio-MMA, Instituto Albatroz, Instituto Biopesca, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Instituto Ecofaxina, Instituto Ecosurf, Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente, Instituto Gremar, Instituto Mar Azul, Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, Organização das Nações Unidas, Projeto Mantas do Brasil, Universidade Estadual Paulista.

    INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/1cgGuS0r29KDGWjXY-7P2yrALzbxQMvCXDc5G6_rUpV8/edit?ts=5afc9e5e




















































    Fonte: http://www.oceanoslivresdeplasticos.eco.br/

    Assessoria de Comunicação Social
    Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
    Fone: (31) 3292-4365
    comunicacao@abrampa.org.br
    Facebook: /abrampa.mp
    Instagram: abrampa.oficial

    • Publicações3784
    • Seguidores329068
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grande-acao-oceanos-livres-de-plasticos/584091703

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)